segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um bebê em Buenos Aires 2

Passeios - o que eu não poderia deixar de registrar:
- Eu tinha lido em um site que em Buenos Aires as calçadas não eram muito receptivas a carrinhos de bebê, mas, para quem vive em São Paulo, achei tudo uma maravilha. Há rampas em praticamente todas as esquinas (levamos o carrinho dela aqui do Brasil, o grande mesmo, que acho mais confortável para ela dormir durante os passeios do que aqueles carrinhos modelo guarda-chuva que são práticos para a mãe mas que deixam a criança toda pendurada).
- Na primeira vez que eu fui a Buenos Aires, com uma amiga, não havia reparado que havia tantos bebês por lá. E desta vez descobri que os argentinos de uma forma geral gostam muito de crianças. A Luísa fazia sucesso por onde passava: lojas, restaurantes, parques, sempre havia gente parando pra brincar com ela. E em nenhum restaurante recebemos cara feia pelo fato de a Luísa fazer aquela imundície de comida debaixo da mesa. Muito pelo contrário, eles diziam que não precisávamos nos preocupar.
- Há muitos parques e praças em Buenos Aires, então é uma delícia parar no meio de um passeio e deixar a criança ficar se divertindo com os muitos cachorros grandes e pombos que existem por lá. Como a Luísa já está andando, foi ainda mais legal, porque pudemos deixá-la no chão com menos preocupações do que quando ela só engatinhava.
- O zoológico de BAs fica no meio da cidade, no bairro de Palermo, e vale super a pena. A bebê adorou, ficou louca com os bichos. Eu nunca a havia levado em um zoológico, e foi a nossa diversão ver as reações dela no parque.
- Próximo ao zoológico ficam outros parques muito legais pra passear, como o Jardim Japonês (é lindo, não deixe de visitar), o Jardim Botânico e o Rosedal.
- Fomos até para a feirinha de San Telmo com a Luísa e o carrinho. Ali, no domingo, como é tumultuado de gente, é meio trampo pra passar com o carrinho. Mas é um passeio tão divertido, e quando fomos fazia um dia tão lindo, que nem nos preocupamos. A Luísa dançou loucamente com os músicos e dançarinos de tango que fazem shows por ali.
- Um dia de chuva nos fez descobrir um espaço incrível para crianças: o Abasto Shopping. São dois andares de um parque de diversões maravilhoso, como eu nunca tinha visto. Além dos brinquedos, há também nesse shopping o Museo de los niños, que não tivemos tempo de visitar mas dizem que é um passeio muito legal para crianças também, especialmente as maiores. Porque o museu simula um mundo em miniatura, em que as crianças passeiam por supermercados do tamanho delas, podem mexer nas coisas, desenhar, etc.
- No bairro de Palermo Soho (uma Vila Madalena mais chique, imperdível), há dois programas muito legais: perto de uma região cheia de bares e lojas há uma pracinha que fica lotada de crianças e bebês no final do dia. São pessoas locais, praticamente não vi turistas por ali. É uma delícia. E a outra descoberta incrível aconteceu por acaso, passando em frente. É uma loja que se chama Recursos Infantiles (Borges, 1766). É um lugar pequenininho, que vende brinquedos pedagógicos, muita coisa feita de madeira, e também algumas roupinhas de estilistas locais. Mas o lance legal é que a loja mais parece uma escolinha, porque as crianças podem mexer em tudo. Enquanto isso, os pais podem tomar um café e comer um docinho - tudo ali no mesmo lugar. Quando entramos estava lotado de pais com crianças que tinham acabado de sair da escola e estavam ali brincando um pouco. Sensacional. E não tem nada a ver com os espaços das grandes livrarias, parece o momento do recreio de uma pré-escola, daquelas da minha infância.

ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, a Recursos Infantiles fechou.

4 comentários:

Celia disse...

Roberta!!!
Nossa que legal ter lido tudo isto que vc escreveu, pois estou indo nesta quarta-feira para B.A. com minha filha de 1 ano e oito meses.Anotei os lugares legais que citou e espero aproveitar tanto quanto vc aproveitou a sua viagem.
Bjs Célia

beleza é tudo! disse...

Tenho acompanhado esse tpc do blog, pois viajo com minha baby de 1 ano para lá, terça-feira agora. Anotei as dicas de lugares. Gostaria de saber se vc tem algum restaurante que tem uma comida lega e pode ser oferecida para ela. Estou pensando em levar papinhas prontas, caso ela estranhe a comida... Alguma sugestão?
Obrigada,
Cleide

Poli Cunha disse...

Oi Roberta. Muito legal as dicas de passeios com bebês em Buenos. Estou indo com minha filha de 1 ano e meio para lá em janeiro. Só me preocupo também com a questão da alimentação dela. Se tiver dicas me passe! Beijos e gracias :)

Adriana Menezes disse...

Oi Roberta! Acabei de descobrir o seu blog, achei super legal o seu post sobre Buenos Aires...vc tem dica de Hotel? Obrigada!