quarta-feira, 2 de julho de 2008

Dentista

A pediatra recomendou que eu levasse a Luísa ao dentista desde já (está com 10 meses). Ela indicou uma odontopediatra que trabalha em parceria com ela (a primeira consulta era de graça) e, como nasceram recentemente os dois primeiros dentinhos, achei que era hora de ir.
Algumas coisas interessantes que a odontopediatra me falou que vou dividir aqui:

- Quando você começa a cuidar dos dentes desde bebê, de forma preventiva, a chance de ter cáries no futuro diminui drasticamente. Para se ter uma idéia, essa dentista me disse que trata no máximo 5 casos de cárie por ano no consultório, justamente porque ela atua de forma preventiva. Ela recomenda que eu leve a Luísa lá 3 vezes por ano.
- Chupeta e mamadeira: ela disse que se preocupa mais com a mamadeira do que com a chupeta em relação aos dentes e cáries. O problema da mamadeira, disse ela, é que o leite fica armazenado por mais tempo na boca, o que ajuda as bactérias a se proliferarem. Sucos e vitaminas, por exemplo, deve-se evitar dar na mamadeira. É importante passar o quanto antes para o copo. Já a chupeta, se for utilizada com bom senso (apenas para acalmar a criança quando estiver com sono, por exemplo, e não fazer a chupeta de "rolha" - hehehe, eu faço isso de vez em quando pra Luísa ficar quieta...), não há muito problema.
- Escovação: deve começar assim que nascem os dentes. Tanto ela como a minha dentista recomendaram usar pasta dental infantil sem flúor. E tem que ser desse tipo até que a criança seja capaz de cuspir toda a pasta sem engolir. Ela indicou uma pasta da Welleda. É carinha, paguei por volta de R$ 18, mas dura bastante porque a quantidade usada por dia é muito pequena (equivalente a um grão de arroz a cada escovação). Pode ser encontrada em grandes drogarias e também na própria Welleda, que tem lojas próprias e serviço de delivery para algumas regiões - o tel. da loja do Itaim é 3079-8046.
Os modelos de escova recomendados são bem variados. É importante que tenham a cabeça pequena e sejam recomendadas para a idade - e de preferência de uma marca boa. O ideal é escovar três vezes ao dia, depois das principais refeições.

Nenhum comentário: