domingo, 4 de maio de 2008

Compras

Antes de mais nada, evite sair correndo às compras assim que der positivo no teste de gravidez. Os três primeiros meses são delicados e não custa ter um pouquinho de calma. É lógico que é difícil evitar de comprar uma roupinha ou um brinquedinho. Mas vá com calma. Você terá bastante tempo pra fazer as compras, montar o quarto... Além do mais, fica muito mais gostoso sair às compras depois que você sabe o sexo da criança.
Com quatro meses vale começar a escolher a decoração do quarto, porque são produtos feitos por encomenda e demoram pra chegar. O restante você vai comprando aos poucos a partir daí. O recomendável é que o quarto esteja pronto entre o sétimo e o oitavo mês, porque se o pequenino resolver chegar antes da hora, você já está tranquila.
Por isso também vale a dica de não deixar tudo para o final. Tenho várias amigas que no último mês de gravidez estavam fazendo mudança no apartamento. Eu mesma estava terminando reforma em casa, fazendo pós-graduação, trabalhando... Isso torna a vida da gente uma loucura, porque no finalzinho a barriga cansa muito e você já não tem mais o mesmo pique - e nem pode se esforçar demais. Algumas mulheres, inclusive, precisam ficar de repouso nessa fase final e, se as coisas não estiverem prontas, a ansiedade e o nervosismo vão triplicar.
Quanto às roupas, tenha certeza que você vai ganhar muita coisa, inclusive no primeiro mês de vida da criança. O que eu acho que vale comprar do seu gosto: as roupinhas que o bebê vai usar na maternidade. Eu fiz e refiz a mala da Luísa umas 30 vezes.

Nenhum comentário: